sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Olá alunos do 6º Ano, vamos estudar um pouco sobre MMC e MDC na resolução de Problemas.
Aplicações cotidianas envolvendo MMC e MDC.
1) Uma indústria de tecidos fabrica retalhos de mesmo comprimento. Após realizarem os cortes necessários, verificou-se que duas peças restantes tinham as seguintes medidas: 156 centímetros e 234 centímetros. O gerente de produção ao ser informado das medidas deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes iguais e de maior comprimento possível. Como ele poderá resolver essa situação?
Solução:
Devemos encontrar o MDC entre 156 e 254, esse valor corresponderá à medida do comprimento desejado.
Decomposição em fatores primos
234 = 2 x 3 x 3 x 13 = 2 x 32 x 13
156 = 2 x 2 x 3 x 13 = 22 x 3 x 13
Você já aprendeu que para o MDC devemos tomar somente os fatores que repetem com menor expoente, então, o MDC (156, 234) = 2 x 3 x 13 = 78
Portanto, os retalhos podem ter 78 cm de comprimento.

2) Uma empresa de logística é composta de três áreas: administrativa, operacional e vendedores. A área administrativa é composta de 30 funcionários, a operacional de 48 e a de vendedores com 36 pessoas. Ao final do ano, a empresa realiza uma integração entre as três áreas, de modo que todos os funcionários participem ativamente. As equipes devem conter o mesmo número de funcionários com o maior número possível. Determine quantos funcionários devem participar de cada equipe e o número possível de equipes.
Solução:
Encontrar o MDC entre os números 48, 36 e 30.
48 = 2 x 2 x 2 x 2 x 3 = 24 x 3
36 = 2 x 2 x 3 x 3 = 22 x 32
30 = 2 x 3 x 5
O MDC (48, 36 e 30) = 2 x 3 = 6
Determinando o número total de equipes:
48 + 36 + 30 = 114 e  114 : 6 = 19 equipes
O número de equipes será igual a 19, com 6 participantes cada uma.

3) PUC–SP) Numa linha de produção, certo tipo de manutenção é feita na máquina A a cada 3 dias, na máquina B, a cada 4 dias, e na máquina C, a cada 6 dias. Se no dia 2 de dezembro foi feita a manutenção nas três máquinas, após quantos dias as máquinas receberão manutenção no mesmo dia.
Solução:
Temos que determinar o MMC entre os números 3, 4 e 6.
3
4 = 2 x 2 = 22
6 = 2 x 3
Ao contrário do MDC, para o MMC devemos pegar os fatores que repetem e também os que não repetem o maior expoente, logo, temos:
MMC (3, 4 e 6) = 22 x 3 = 12
Concluímos que após 12 dias, a manutenção será feita nas três máquinas. Portanto, dia 14 de dezembro.

4) Um médico, ao prescrever uma receita, determina que três medicamentos sejam ingeridos pelo paciente de acordo com a seguinte escala de horários: remédio A, de 2 em 2 horas, remédio B, de 3 em 3 horas e remédio C, de 6 em 6 horas. Caso o paciente utilize os três remédios às 8 horas da manhã, qual será o próximo horário de ingestão dos mesmos?
Solução:
Calcular o MMC dos números 2, 3 e 6.
2
3
6 = 2 x 3
Pela definição, temos que o MMC (2, 3 e 6) é dado por 2 x 3 = 6
De 6 em 6 horas os três remédios serão ingeridos juntos. Portanto, o próximo horário será às 14 horas.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Referência - Pilates
Suporte para o Trabalho do 8º Ano A.
BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO
       O método pilates é um trabalho que se baseia em exercícios de força e mobilidade utilizando para tal técnicas e exercícios específicos. Este método permite desenvolver nos seus praticantes uma maior tomada de consciência corporal através, sobretudo, dos seus princípios: Concentração, Respiração, Controle, Precisão, Fluidez de Movimento, Isolamento e Rotina (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Em todos estes princípios reside uma base comum: a especificidade de cada ser humano numa dimensão biopsicossocial, isto é, a capacidade desta modalidade se adaptar e se direcionar às diferentes características de cada praticante. Neste sentido, são inúmeros os estudos e os profissionais de saúde que associam a sua prática a inúmeros benefícios, concretamente ao nível da prevenção e tratamento de algumas patologias (como por exemplo os problemas de próstata, a incontinência urinária, entre outros), melhoria do equilíbrio, dos níveis de atenção e de concentração, da coordenação neuromotora, da mobilidade articular, da redução de dores da coluna, melhoria do sistema imunitário e do sistema linfático, aumento dos níveis de conhecimento de si próprio (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Importa ainda salientar que o pilates assume um importante papel ao nível do sistema nervoso central. Através do sistema nervoso central conseguimos captar sinais do mundo exterior – podemos ouvir, ver, cheirar, saborear e sentir. O sistema nervoso central também coordena todas as nossas atividades conscientes e inconscientes – como andar, falar, pensar, recordar e realizar ações reflexas que acontecem sem pensarmos nelas. Um exemplo de uma patologia associada a uma disfunção ao nível do sistema nervoso central, é a Esclerose Múltipla (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Será neste sentido, e tendo em conta todos os princípios e metodologias utilizadas pelo método pilates, que podemos considerar a sua prática uma importante fonte de estímulo do bem-estar global.
       Muitas formas de esportes e exercícios concentram-se nos músculos maiores e mais fortes e, enquanto estes se tornarem ainda mais firmes e volumosos, os músculos menores e mais "fracos" são fortalecidos, enquanto os músculos maiores aumentam seu tônus, favorecendo maior mobilidade às articulações, criando um corpo equilibrado, flexível e integrado. Localizar esses pequenos músculos e aprender como exercitá-los, exige um bom grau de concentração e precisão – e por essa razão a técnica Pilates é comumente chamada de "exercício pensante" (DAVIES; GIBSON; TESTER, 1979).
       A concentração é um dos seis princípios básicos da técnica Pilates – através dela é possível estabelecer a sintonia entre mente e corpo. Os outros princípios básicos são respiração, controle, centramento, fluxo do movimento e precisão. Como os exercícios são muito seguros, o que faz a técnica ser perfeita para todos os tipos de pessoas, a partir de 14 anos, entre atletas, obesos e idosos acima de 70 anos (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       O método obedece a uma sequencia de módulos que se divide em: Básico, Intermediário e Avançado. Os equipamentos são usados em todos os módulos, com variações nos ângulos, na carga e a frequência dos movimentos. Os exercícios devem ser feitos suavemente com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente. Para isso, um mesmo movimento não é repetido mais do que 10 vezes (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Joseph Pilates criou mais de 500 exercícios diferenciados que em comum fortalecem e alongam toda musculatura do corpo, melhoram a flexibilidade e a coordenação e proporcionam relaxamento, muita conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A princípio pode parecer que pouca coisa está acontecendo, principalmente se a pessoa estiver acostumada a aulas de aeróbica ou musculação, nas quais são utilizadas grandes cargas. Entretanto, para ser capaz de usar corretamente seu corpo, o indivíduo precisa ter consciência dele como uma entidade integrada. Através do Pilates o aluno finalmente vai conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo. À medida que descobre como usá-lo corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A prática frequente da técnica de Pilates traz os seguintes benefícios: fortalece o corpo, especialmente a musculatura abdominal; alonga e dá flexibilidade; desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação; ajuda a descomprimir lesões na coluna; prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação; deixa as articulações mais móveis; desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região; eleva a capacidade de contração muscular; aumenta a densidade óssea; melhora a postura e induz a combater o estresse; diminui a tensão e fadiga; relaxa e ajuda a combater o estresse; aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular; desperta, revitaliza e dá sensação de leveza; otimiza o desempenho de atletas; diminui o percentual de gordura corporal; estimula a circulação; diminui a tensão pré-menstrual; auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, ombros e panturrilhas, acidentes automobilísticos, reumatismo, poliomielites, pós-cirurgias, pré e pós-parto (GROUP; STANTON-HICKS, 1991).
       A única contraindicação do método é para casos de lesões no sistema musculoesquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       O resultado após cada aula é uma agradável sensação de bem-estar, autoestima e revigoração, onde cada músculo foi alongado, tonificado e massageado (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A RPG é um trabalho preventivo e curativo, que tem como objetivo ensinar e educar músculos muitas vezes esquecidos, de forma mais estática do que dinâmica. O Pilates, por sua vez, amadurece estes ensinamentos de uma forma mais dinâmica do que estática. O Pilates também educa certos músculos; necessita, porém, de um maior cuidado durante sua aplicação, uma vez que seu aprendizado é mais dinâmico (BLUM, 2002).
       Um dos grandes princípios do Pilates é o alinhamento do centro de forca, juntamente com a respiração. Em outras palavras, o método atua no sentido de alinhar os 3 pontos da coluna vertebral – occipital, dorsal media e sacro – respeitando suas curvas fisiológicas – lordoses cervicais e lombares, e cifose torácica – em um auto-crescimento, ao mesmo tempo em que trabalha a respiração, liberando a região superior do tórax. Somado a isso, há a utilização de abdominais (em especial o transverso do abdômen), formando um centro alinhado, forte e equilibrado, que constitui a base para todos os movimentos do corpo humano (BLUM, 2002).
       Nos últimos anos, as gestantes também vêm descobrindo os benefícios do método Pilates de condicionamento físico. Neste caso, os exercícios são adaptados, suavizados, e algumas posições são modificadas para não entrar em choque com a anatomia da grávida. O método da maior sustentação à barriga e à coluna alivia as dores lombares e melhora a irrigação sanguínea, evitando inchaços e varizes. O trabalho respiratório é fundamental para a futura mãe, pois traz tranquilidade a mulher, podendo ajudar na hora do parto (BLUM, 2002).
       O Pilates também pode trazer diversos benefícios para os praticantes da terceira idade. O método garante o aumento da densidade óssea; libera a tensão das articulações, deixando-as mais móveis e flexíveis; aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular; melhora a postura, evitando possíveis lesões de coluna; e desenvolve o corpo e os músculos, diminuindo a fadiga do dia a dia. Mediante a isso, pode-se dizer que o método Pilates de condicionamento físico está apto à proporcionar satisfação total aos praticantes da terceira idade que desejam obter uma melhor qualidade de vida, aproveitando ao máximo seu corpo e sua saúde (BLUM, 2002).
O autor é membro e Diretor Científico da própria Associação.
Théo Abatipietro Costa (Fisioterapeuta):



Referência - RPG
Suporte para o Trabalho do 8º Ano B.
RESUMO 1
CONTEXTUALIZAÇÃO: O método de Reeducação Postural Global (RPG) tem sido utilizado na clínica com relatos de benefícios para a prevenção e recuperação de disfunções musculoesqueléticas. Após duas décadas de aplicação, estudos têm verificado sua eficácia no tratamento de diferentes condições clínicas e ele tem sido comparado com outros recursos fisioterapêuticos. Entretanto, são poucos os estudos voltados à comprovação dos princípios defendidos pelo autor do método, o que torna frágeis as argumentações em favor dele.
OBJETIVO: Realizar, com base na literatura científica, uma análise crítica dos efeitos da intervenção fisioterapêutica utilizando o método RPG.
MÉTODOS: Pesquisaram-se as bases de dados Medline, SCIELO, LILACS e PEDRO, de 2000 a 2010, considerando os unitermos: RPG, alongamento global e alongamento ativo.
RESULTADOS: Foram encontrados 25 estudos, sendo 13 relacionados ao método RPG e oito aos alongamentos global e ativo, além de três livros e uma tese. Após análise, 20 referências foram utilizadas.
CONCLUSÕES: Parte dos estudos aponta que o método RPG é mais efetivo, enquanto outros mostram resultados similares a outros métodos de intervenção fisioterapêutica. Estudos indicam benefícios do método na melhora da força muscular respiratória, expansibilidade torácica, mobilidade toracoabdominal e da pressão respiratória máxima, além de reduzir a dor, a perda de urina em mulheres incontinentes, melhorar a flexibilidade, a atividade eletromiográfica nas disfunções temporomandibulares e a estabilidade postural em alterações ortopédicas de membros inferiores. Limitações metodológicas observadas sugerem a necessidade de maior rigor em futuras pesquisas.
Palavras-chave: reeducação postural global; alongamento global; alongamento ativo.


Efeito da reeducação postural global no alinhamento corporal e nas condições clínicas de indivíduos com disfunção temporomandibular associada a desvios posturais.
RESUMO

Este estudo visou verificar o efeito da técnica de reeducação postural global (RPG) nas condições físicas, psicológicas e psicossociais, assim como no alinhamento corporal, de indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM) associada a desvio postural. Participaram 20 indivíduos com DTM e com desvio postural confirmado por exame físico, avaliados, antes e depois do tratamento de RPG, pelos critérios diagnósticos de desordens temporomandibulares (RDC/TMD, na sigla em inglês) e quanto às medidas angulares, por fotogrametria digital. O tratamento consistiu em 10 sessões semanais de RPG. Os resultados após o tratamento mostram, na classificação da disfunção, maior predomínio de desordens apenas musculares (em detrimento das articulares e por deslocamento de disco) e redução da intensidade da dor orofacial; o percentual de indivíduos sem depressão aumentou de 10% para 35%; o percentual de indivíduos com classificação normal de sintomas físicos (excluindo itens de dor) passou de 30% para 55%. Foi encontrada melhora estatisticamente significante na maioria das medidas angulares, exceto nos ângulos frontais dos membros inferiores e ângulo perna/retropé direito. O alinhamento horizontal da cabeça e as medidas de lordose cervical e lombar, com valores normais antes da RPG, não se modificaram. Conclui-se que, com o tratamento de RPG, os indivíduos apresentaram importantes melhoras dos sintomas físicos e psicológicos da DTM, assim como melhora do alinhamento e simetria corporais.




Referência - YOGA
Suporte para o Trabalho do 8º Ano C.
Yoga e saúde : o desafio da introdução de uma prática não convencional no SUS /
AUTOR(ES)
Pamela Siegel
RESUMO
O yoga é uma prática psicofísica sistematizada por Patanjali, sábio hindu, que viveu no século II A.C.. Em 1893 o yoga chega às Américas com a vinda do Swami Vivekananda aos Estados Unidos e no Brasil, nos anos de 1940, Caio Miranda começa a ensinar a prática no Rio de Janeiro. Portanto, o yoga é praticado há sessenta anos no país e há, ainda, poucas pesquisas sobre o mesmo no campo da saúde coletiva, razão esta que justificou o nosso interesse. Além do que em 2002 a Organização Mundial de Saúde incluiu o yoga no conjunto das práticas mente-corpo e estimulou seus países membros a pesquisar e adotar esta prática nos seus sistemas de saúde pública. O objetivo desse trabalho é analisar as percepções dos líderes das principais tradições do yoga em São Paulo sobre a possibilidade da inserção dessa prática como política pública no Sistema Único de Saúde (SUS) e seus processos de formação e profissionalização. Foram identificadas 21 tradições principais, das quais 18 líderes foram entrevistados e três não o foram por diferentes razões. Foram realizadas entrevistas em profundidade em janeiro/fevereiro de 2006; em setembro/outubro de 2008 e abril de 2009, com roteiro construído em três secções: a) Identificação pessoal; b) A prática do yoga e c) Yoga e saúde. As entrevistas tiveram duração média de 1,5h e aconteceram em diferentes locais da cidade de São Paulo, de acordo com os apontamentos dos entrevistados. Todas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na tradição da análise temática da pesquisa qualitativa. A maioria dos instrutores tem curso superior, formação em yoga adquirida no Brasil e em países estrangeiros, em cursos nos EUA e na Índia, viagens e retiros. Em relação à profissionalização, alguns dos entrevistados tiveram contato muito cedo com o yoga, seja através de leituras, influências familiares, inclinações místicas, estados de saúde delicados ou simples curiosidade. Outros entraram em contato com a prática na idade adulta e decidiram se dedicar à docência do yoga. Os entrevistados atuam em escolas particulares de yoga ou em organizações que promovem diferentes tradições do yoga, dando aulas, palestras, cursos de formação, cursos intensivos e de férias, bem como organizando retiros, viagens, seminários, e alguns escrevem artigos e traduzem livros sobre temas do universo do yoga. Todos os entrevistados aprovam a inclusão do yoga no SUS e elaboraram sugestões sobre: como a prática poderia ser ofertada, o público alvo, as técnicas de yoga a serem ensinadas, a duração das aulas, etc. Algumas áreas em que o yoga poderia fazer importantes contribuições seriam: vegetarianismo; correção postural e integração dos movimentos; cultura de paz; cultivo de valores; abstenção de vícios; consciência espiritual; integração do si; cultivo da atenção, oxigenação cerebral; cultivo de uma disciplina e melhoria da qualidade de vida. Conclui-se que o yoga é visto como um conjunto de práticas físicas, sociais e filosóficas úteis para o campo da saúde, todavia com muitos desafios para a sua integração no SUS, devido à sua identificação com a cultura alternativa e distanciamento das bases epistemológicas da medicina complementar e integrativa.


Yoga como caminho de elevação na espiritualidade e na saúde.

RESUMO
O presente estudo retrata uma pesquisa realizada em João Pessoa PB - durante o período de novembro de 2009 a outubro de 2010, sob a metodologia qualitativa da História Oral de Vida. Os objetivos foram analisar o significado do Yoga como um caminho para o desenvolvimento da espiritualidade e da saúde; delinear seu percurso histórico desde a Índia até a sua chegada na Paraíba; analisar os benefícios dessa prática na saúde física e mental das colaboradoras Ada Tavares Zenaide, Mércia Rios Ribeiro e Maria Cristina Correia de Abreu, além de identificar como passaram o conhecimento do Yoga para a comunidade de João Pessoa. Nesse percurso, foi possível compreender melhor o significado dessa filosofia, numa perspectiva sócio-histórica, o que possibilitou uma maior clareza sobre a sua pré-história e história e permitiu que se conhecesse, através dos autores consultados, como Lílian Gulmini, Iyengar, Paulo Rosas, Hermógenes, Possebom, Cristina Abreu, entre outros, a tradição filosófica do Yoga como um eixo direcionado para a elevação da espiritualidade e da saúde física e mental. Nos resultados do estudo, foram identificadas as três metodologias utilizadas pelas colaboradoras: o Iyengar Yoga (Ada), o Tantra Yoga (Mércia) e o Hatha Yoga (Cristina). Quanto à elevação da saúde física, Cristina revelou que, através da prática do Yoga relativa aos exercícios físicos, à maneira correta de respirar e de se alimentar e à meditação, houve uma modificação em seu estilo de vida, que lhe permitiu recuperar-se de uma anemia profunda e reorganizar o funcionamento do seu organismo. Ada aplica o conhecimento do Yoga com conforto, carinho e zelo para promover a saúde de suas alunas; trata da coluna, dos encurtamentos do corpo e aplica técnicas de relaxamento, pois o conforto físico desencadeia o conforto emocional. Mércia afirmou que é uma pessoa saudável, que quando faz avaliações com seu médico clínico, ele não prescreve medicamentos porque ela não necessita. Do ponto de vista da saúde mental, Cristina aprendeu a respeitar mais a si e aos outros, a relaxar, a se libertar das tensões da vida diária, vivenciando o momento presente. Ada acredita que a sua longevidade é decorrente da prática do Yoga, pois, sem essa vivência, acha que já teria morrido, pois, por ser emotiva, o seu coração não aguentaria as angústias da vida devido ao acúmulo de emoções negativas. Em relação à elevação da espiritualidade, Ada relatou que o Yoga, em sua vida, foi uma forma de encontrar Deus ou uma libertação. Portanto, através deste estudo, constatou-se que os efeitos benéficos do Yoga apontaram para uma real possibilidade de mudança na qualidade de vida das três colaboradoras, que vivenciaram experiências de vida tão ricas em significados, em que ficaram evidenciadas a elevação da saúde física, mental e da espiritualidade. Esses resultados são compatíveis com os objetivos delineados nesta pesquisa. Conclui-se que existe uma lacuna na formação dos profissionais, principalmente na área da educação e da saúde. Portanto, demandando um potencial campo de ação para as políticas públicas.


O que é yoga

É o conjunto de técnicas originárias da Índia, cujo objetivo é equilibrar corpo, mente e emoções através de exercícios respiratórios, movimentos corporais, relaxamento consciente, concentração e meditação.
A combinação dessas técnicas atende às necessidades pessoais do praticante, permitindo que ele evolua gradualmente, apoiado na orientação permanente do professor.
Quem pode praticar
Qualquer pessoa que busque qualidade de vida. A partir dos 7 anos de idade qualquer um pode praticar, respeitadas as condições físicas, emocionais e mentais de cada um. Crianças, jovens, adultos, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida podem praticar e usufruir dos benefícios que o yoga proporciona.
Advertências:
- O yoga não é algo mágico. Depende da assídua frequência às práticas e do esforço de cada praticante para realizar a técnica correta.
- A prática deve ser realizada com a anuência do médico.

Alguns benefícios do yoga:
    • Melhora das desordens do aparelho digestivo, do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e inúmeros benefícios para o sistema nervoso. É utilizada também como terapia de apoio para inúmeras enfermidades.

    • Alívio ou erradicação gradativa das causas que apoiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional (problemas psicossomáticos).

    • Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

    • Diminuição do nível de estresse e ansiedade.

    • Ajuda na normalização do peso corporal.

    • Melhora na resistência às doenças. As posturas e movimentos do yoga massageiam os órgãos internos, aumentando a circulação sanguínea e funcionalidade, diminuindo assim o risco da doença.

    • Aumento do nível de energia e produtividade. A prática do yoga pode reconstituir o corpo e a mente com a preciosa energia necessária para responder aos desafios e tarefas diárias...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A força do pilates
O método começa a ser indicado por médicos e ganha espaço dentro dos hospitais para auxiliar na recuperação de males como dor, câncer e doenças neurológicas.



Yoga e suas origens


Radiestesia e o pêndulo





Argila – Uso da argila no tratamento de patologias I


Reeducação Postural Global  (RPG) é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo.
Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio.

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é um método de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões que sofre.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.
Atualmente o curso de RPG é ministrado por Philippe Souchard e sua equipe, na França, em Saint-Mont(departamento do Gers) e mais em oito países.
Hoje mais de 8000 fisioterapeutas praticam esta técnica pelo mundo.

A Técnica
Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc. Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.
Exemplo: quando sofremos uma contusão, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo.
Para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos para a outra perna o apoio corporal e mancamos. Com isso, criamos uma série de compensações em todo o corpo.

O Tratamento
Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

Em quais Patologias a RPG é indicada?
Ortopédico: pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, etc. 
Neurológico: hérnia de disco e labirintite. 
Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc. 
Respiratório: asma, bronquite, etc. 
Somáticos: stress, distúrbios circulatórios e digestivos.

Registro da marca RPG
Para preservar a originalidade, a integridade, e a qualidade do ensino do método, a marca RPG foi objeto de registro no INPI:
Na França em 31/07/1984
No meio internacional em 13/07/1995
No Brasil em 21/12/1999


quarta-feira, 1 de agosto de 2012



Quiropraxia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.
Quiropraxia  - Bacharelado
É a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de terapia manual, principalmente manipulação das articulações. O quiropraxista dedica-se à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das alterações de má posição articular, que interferem na função normal de músculos e nervos. Ele trata, por exemplo, de hérnia de disco, alteração postural e dor nas costas ou de cabeça. Para isso, faz uso de vários métodos terapêuticos, como terapia manual, exercícios físicos, reeducação postural e orientação nutricional. Pode trabalhar em parceria com fisioterapeutas e, caso seja necessário, encaminhar o paciente para tratamento com um ortopedista, reumatologista ou neurologista.
O mercado de trabalho

"Por ser uma profissão nova, a cada ano vemos egressos em diferentes áreas de atuação", diz Ana Paula Fachinato, coordenadora do bacharelado da Universidade Anhembi Morumbi. Além dessa instituição, apenas a Feevale, no Rio Grande do Sul, oferece o curso. Com isso, o número de formados é baixo para a demanda do mercado. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), há no Brasil menos de 500 profissionais graduados. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, estima que um terço da população brasileira sofra com problemas e dores de coluna. A entidade afirma que 80% dos habitantes do planeta têm ou terão dor lombar. Por isso, as possibilidades de atuação são muitas. Elas estão nas clínicas multidisciplinares, nos clubes esportivos, nos spas e nas academias. Está em alta o profissional especializado em doenças ocupacionais como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). "Nesse caso, os quiropraxistas fazem parte da equipe das empresas ou atuam como consultores, não só atendendo aos funcionários, mas também prestando orientação ergonômica", explica a coordenadora Ana Paula Fachinato. Nos hospitais, há vagas para o especialista da área clínica e de saúde da família. Os quiropraxistas já são bastante reconhecidos no meio esportivo. Nos Jogos Sul-Americanos de Medellín que aconteceram em março de 2010, na Colômbia, o Comitê Olímpico Brasileiro convidou um quiropraxistas para acompanhar os atletas. Por causa da localização dos cursos, há mais profissionais em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas, mesmo nesses estados, a demanda ainda é alta. O mercado está aquecido principalmente nas capitais, como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Salvador (BA), mas cidades grandes do interior também estão à procura desses profissionais. A partir da regulamentação da profissão, em andamento, os quiropraxistas poderão atuar na saúde privada e atender por meio de convênios médicos, além de trabalhar na saúde pública, por meio de concurso.
Salário inicial: de R$ 30,00 a R$ 180,00 (por  consulta de 40 a 60 minutos; fonte: Associação Nacional de Quiropraxia).
O curso

O currículo aborda principalmente o tratamento das disfunções das articulações humanas por meio de procedimentos manuais chamados ajustes quiropráticos. Para isso, há muito treinamento prático, normalmente feito na clínica da escola. Na parte teórica, os alunos estudam disciplinas como anatomia, fisiologia, fisiopatologia da coluna cervical e biomecânica do movimento. A partir do sexto semestre, começa o estágio supervisionado, que oferece atendimento à comunidade.

Duração média: cinco anos.
O que você pode fazer -  Atividades multidisciplinares
Prevenir e tratar lesões esportivas, em clubes e academias, e lesões causadas por esforço de repetição (DORT), em empresas.
Clínica
Atuar na prevenção e no tratamento de distúrbios neuromusculoesqueléticos, com sintomas como cefaléia, dor nas costas, contratura muscular e alteração postural.
Docência e pesquisa
Ministrar aula e orientar projetos de pesquisa.

MEDICINA ORTOMOLECULAR
Este SITE visa a explicar a todos, inclusive leigos, o que é a medicina ortomolecular e para que serve.
Medicina Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais, e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres. Mas por que o organismo se desequilibra? Para entendermos como isto se dá, podemos partir de uma analogia. O organismo é uma máquina que está permanentemente se produzindo. Durante este processo de produção podem surgir falhas, seja na chegada de matéria-prima (vitaminas, minerais, etc.), seja na própria integração de todo e qualquer sistema que compõe a máquina. Estes sistemas devem trabalhar de forma harmoniosa, como uma engrenagem. Estas engrenagens são os sistemas: NEUROENDÓCRINO, PSÍQUICO E IMUNE. Qualquer falha em algum ponto ou mecanismo desta máquina (ser humano) compromete toda a produção (vida), surgindo os defeitos (doença). Por exemplo: uma pessoa deprimida tem mais chances de apresentar infecções recorrentes, já que uma falha no sistema psíquico leva conseqüentemente a alterações no sistema imune. Outro fator importante na gênese de várias enfermidades, como artrite e câncer, é a formação de radicais livres. Podemos entendê-los da seguinte forma: o organismo utiliza cerca de 98 a 99% do oxigênio que consumimos para produzir energia. A pequena parcela que sobra (1 a 2%) não participa do processo, formando as espécies tóxicas reativas do oxigênio - os radicais livres. Estes correspondem a átomos ou grupos de átomos com um elétron não emparelhado em sua órbita mais externa, sendo, portanto, muito reativos, pois para recuperar o equilíbrio precisam 'doar' o elétron desemparelhado. Desta forma, combina avidamente com as várias estruturas celulares do corpo, o que resulta em destruição e, conseqüentemente, em enfermidades. Entre estas podem ser citadas o câncer, osteoartrite, lúpus, enfisema e doenças cardio vasculares. O Homem está sendo permanentemente submetido a condições que levam ao excesso de radicais livres como, por exemplo, o estresse, o fumo, a poluição, exposições prolongadas ao sol, entre outras. A Medicina Ortomolecular, através do uso de vitaminas e minerais, objetiva, entre outros, neutralizar os efeitos tóxicos destas espécies reativas, proporcionando uma melhor qualidade de vida. A Medicina Ortomolecular também trata das deficiências de uma série de nutrientes. Sabe-se, por exemplo, que um fumante gasta 25 mg de vitamina C a cada cigarro que consome. Caso esta pessoa fume um maço por dia, estará perdendo 500 mg desta vitamina diariamente. E, hoje em dia, sabemos os inúmeros benefícios que esta vitamina proporciona, seja no combate a radicais livres, na síntese de hormônios, ou mesmo estimulando o sistema imunológico. Todavia, apesar da medicina ortomolecular ter um sentido curativo, ela também é eminentemente preventiva. Assim, p. ex. é possível tratar uma pessoa com estresse antes que ele evolua para uma hipertensão arterial. Da mesma forma, é possível tratar obesidade antes que ela ocasione diabetes. O mais importante é que com a Medicina Ortomolecular o paciente volta a ser encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Com esta visão global, qualquer tratamento torna-se muito mais vantajoso, pois encontra a origem dos problemas, a verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve. Ou, ainda, voltando à analogia, se encontrarmos o defeito exatamente onde ele origina-se na máquina, é muito mais fácil consertá-la antes que o problema atinja toda a produção, que nada mais é do que a própria vida.

TERAPIA ORTOMOLECULAR

Definição
          A medicina ortomolecular é um ramo da medicina alternativa que acredita que as doenças são resultado de desequilíbrios químicos. Assim, os tratamentos ortomoleculares buscam a restauração dos níveis de vitaminas e minerais considerados ideais no organismo.
          A Terapia Ortomolecular ou Oligoterapia, como também é conhecida, é uma ciência que, assim como a Medicina Ortomolecular, tem como objetivo principal equilibrar os minerais e vitaminas em nosso organismo.
          Detectadas as carências minerais, por meio de técnicas especializadas, elas são repostas, buscando uma vida saudável.
          A ausência de minerais permite o aparecimento da ansiedade, nervosismo, stress, depressão e outras disfunções. Além disso, proporciona sintomas desconfortáveis, não detectáveis em exames convencionais, mas sentidos pelas pessoas acometidas dessas disfunções. Elas podem perceber uma desarmonia em seu organismo.

Algumas dicas interessantes
      1. DIFICULDADE DE PERDER PESO.

      Falta de ácidos graxos essenciais e vitamina A, que se obtém na semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos

      2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS.
      Falta na verdade de desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio, que se obtém na água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro, além de suplementos específicos

       3. COMPULSÃO A DOCES.
       Falta de cromo,  que se obtém  em cereais integrais, nozes, centeio, banana,espinafre, cenoura, além de suplementos específicos.

       4. CÂIMBRA, DOR DE CABEÇA.
       Falta de potássio e magnésio.que encontramos na banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja, além de suplementos específicos.

       5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL

       Falta de lactobacilos vivos, encontrados na coalhada, iogurte, missô, Yakult e similares, além de suplementos  específicos.

       6. MEMÓRIA RUIM.
       Falta de acetil colina, inositol, que se obtém na lecitina de soja, gema de ovo e mais suplementos específicos.

       7. HIPOTIREOIDISMO. (GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)

       Falta de iodo contido nas algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada, e sal marinho.

       8. CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS.
       Falta de colágeno contido nos peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos específicos.

       9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR.
       Falta de vitaminas A, C, E e ferro.  Que se obtém em verduras, frutas, carnes magras e suplementos  específicos.


       10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS  ALTOS .
       Falta de Ômega 3 e 6 obtido nas sardinha, salmão, abacate, azeite de oliva mais suplementos específicos



Dicas na cozinha
       Cozinhe a seu favor, na medicina ortomolecular, a forma de cozinhar e até os utensílios usados ajudam a preservar os nutrientes. Evite a ingestão de queijos e carnes gordas e frituras.
       A gordura acelera o processo de oxidação dos alimentos. Cozinhe os alimentos no vapor ou até 100º (cem graus), pois muito calor também oxida os alimentos.
       Evite utensílios de alumínio; os resíduos desse metal são tóxicos e podem ficar na comida. Prefira panelas de vidro ou antiaderentes.
       Em hipótese alguma, aqueça os seus alimentos em embalagens e recipientes de plástico no microondas

Acupuntura
A acupuntura é parte essencial da medicina Oriental há anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata como essa técnica antiga funciona. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar. Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose (em inglês) a crises de enxaqueca (em inglês).
A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.
O Oriente encontra o Ocidente
Existem duas teorias muito diferentes sobre como a acupuntura funciona. De acordo com a filosofia chinesa, o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Quando tais forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A energia, chamada de "qi" (pronuncia-se "chi"), flui da mesma maneira que um rio flui em seu curso, dividindo o corpo em meridianos. O constante fluxo de energia mantém o yin e o yang em equilíbrio. No entanto, o fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes, como a água que fica presa atrás de uma represa, e essa interrupção no fluxo de energia pode causar uma doença.

Agulhas de acupuntura entram na pele
Cerca de 2 mil pontos de acupuntura estão distribuídos pelos meridianos do corpo. A idéia por trás da acupuntura é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão alivia obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo.
Já de acordo com o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) para que sejam liberados compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais. No caso da acupuntura seriam as endorfinas e hormônios que ajudam a aliviar a dor.
A Medicina Ayurvedica ou Ayurveda
A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. O Caraka Samhita   (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:
                      “O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” ( Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)
Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita ( escola de clínica médica) , Susruta Samhita ( escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam ( coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvedica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.
A Medicina Ayurvedica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas ( humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.
O dosha Vata, espaço e ar, é frio, leve, seco, móvel e rápido, atua principalmente nas funções excretora e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar (movimento) no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Algumas doenças relacionadas ao dosha Vata: fibromialgia, artrose, dores em geral, problemas de coluna, cefaléia, constipação, flatulência, colite, síndrome do intestino irritado, síndrome bipolar, doença de Parkinson, demência senil.
O dosha Pitta, fogo e água, é quente, moderado e oleoso ( úmido), atua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estomago e duodeno ( intestino delgado). Pitta desequilibrado ou patológico promove um quadro clínico relacionado ao aumento de fogo e água ( calor e umidade) no nosso corpo físico: azia, queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese ( suor), pele sensível e vermelha, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Algumas doenças que podem estar relacionadas ao dosha Pitta: gastrite ulcera digestiva, regurgitação, diarréia, hepatite, inflamações, acne, crises de fúria e ciúmes, climatério e menopausa, enxaqueca e estresse exacerbado.
O dosha Kapha, água e terra, é pesado, oleoso ( úmido), frio e lento, atua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha desarmônico ou patológico gera um quadro clínico relacionado ao aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental. As doenças que podem estar relacionadas ao dosha Kapha: obesidade, diabetes, aumento do colesterol, bronquite, sinusite, tosse com secreção, alergias respiratórias, lentidão em todas as funções físicas e mentais e apego exacerbado.
Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia ( diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. Após isto é interessante ler sobre os doshas ( botão princípios básicos) e a dieta dos doshas ( botão alimentação ).
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem Ayurvedica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação ( purvakarma), fitoterapia ( uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras ( panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas ( rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
O Susruta Samhita coloca as 8 principais especialidades do Ayurveda que são estudadas nas faculdades de Medicina Ayurvedica:
1-     Cirurgia geral ( salya)
2-     Doenças da cabeça e pescoço, inclui oftalmologia e otorrinolaringologia ( salakya)
3-     Medicina interna ou clinica médica ( kayacikitsa)
4-     Psiquiatria e doenças de causas sobrenaturais ( bhutavidya)
5-     Ginecologia, obstetrícia e pediatria ( kaumarabhrtya )
6-     Toxicologia e envenenamento por animais peçonhentos ( agadatantra)
7-     Terapia de rejuvenescimento ( rasayana tantra)
8-     Terapia dos afrodisíacos ( vajikaranatantra )
( Susruta Samhita, tradução de Sharma, 2004: vol I, p 7 a 11)
Terminamos este pequeno artigo introdutório sobre o Ayurveda com as palavras do sábio Vagbhata no seu trabalho denominado   Astanga Hrdayam, ou o coração dos 8 ramos da Medicina Ayurvedica, que é um resumo em 120 capítulos de todo conhecimento, acumulado no subcontinente indiano, até o século VII da nossa era:
Aquele que se satisfaz diariamente com alimentos saudáveis e com atividades que discriminam ( o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado  (demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera todos como iguais ( agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças” ( Vagbhata, Astanga Hrdayam, tradução de Murthy, 2007: vol I, p 52) Namaste



 MODELOS DE MEDICINA AO REDOR DO MUNDO

Por: Wilson Dias
            Assim como acontece com a religião, a Medicina ao redor do mundo é uma prática mística e confusa, ou seja, uma mistura técnica com base em estudos científicos, empirismo, deduções, suposições, filosofias e crendices. Senão Vejamos:

MEDICINA ALOPÁTICA (ou Alopatia)
      Nome dado à Medicina Convencional, que se baseia no combate às doenças pela utilização de drogas químicas contrárias ao processo patológico. A alopatia esquece que o ser humano é um organismo único e deve ser estudado e tratado como um todo, nos aspectos físicos, mental, emocional e espiritual. O seu desenvolvimento deveu-se a Cláudio Galeno, médico particular do imperador romano, Marco Aurélio. Pelo seu reconhecimento como o criador da Alopatia, no ano 200 depois de Cristo, tendo a cidade da Ásia Menor, Pérgamo, como palco do seu desenvolvimento, segundo o livro: Grandes Nomes da Medicina, pág. 18, ele – Galeno - recebeu o título de “Galeno de Pérgamo”. Galeno se inspirou no antigo modelo de Medicina que foi criada pelos egípcios, em 2650 antes de Cristo, e se desenvolveu em Babilônia à sombra da feitiçaria, da idolatria e do sobrenatural, a qual havia caído em desuso no ano 420 antes de Cristo, quando o médico grego, Hipócrates – Pai da primeira medicina científica – criou a Medicina Holística, a qual também caiu em desuso com o advento da Alopatia, de Galeno, em 200 AD.

MEDICINA CONVENCIONAL (ou Científica)
        É a Medicina comum ou Alopatia que se aprende nas escolas médicas. É a Medicina oficial da maioria dos países ocidentais.

MEDICINA COMPLEMENTAR
        É a Medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da Medicina Convencional e a complementam utilizando métodos terapêuticos naturais e propedêuticos não convencionais, porém de eficácia comprovada, sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar e empregando técnicas seguras, sob sua responsabilidade profissional e com o pleno conhecimento e consentimento do paciente. Todo médico que pratica a Medicina Complementar deve conhecer profundamente a Medicina Convencional.
 O nome Medicina Complementar foi usado pela primeira vez em 1990, no Brasil, em livro básico de Medicina Tradicional intitulado: "Pronto Socorro – Fisiopatologia – Diagnóstico - Tratamento", de autoria do médico José de Felippe Jr., no capítulo: “Medicina Alternativa no Serviço de Emergência” onde se lê: Este capítulo deveria se chamar Medicina Complementar no Serviço de Emergência, porque ALTERNATIVA dá a idéia de exclusão. Atualmente existe grande procura por serviços médicos que ofereçam um leque de possibilidades terapêuticas, porque o público sabe instintivamente que as abordagens complementares desempenham papel importante na remissão de sintomas ou mesmo na cura de muitas doenças crônicas.
Ver Medicina Naturopata

MEDICINA NATUROPATA (ou Naturopatia)
       Sistema de terapia que se baseia apenas em remédios naturais como os fototerápicos, hidroterapia, alimentos cultivados organicamente, luz do sol, e massagem, com o objetivo de ajudar o corpo a curar-se por si mesmo. É um sistema muito semelhante à Naturoterapia (o mesmo que Medicina Natural) e, atualmente vem sendo desenvolvido no Brasil por cerca de 22 mil médicos, entre alopatas e homeopatas, que abandonaram a Medicina Convencional por entenderem que por meio dela não tinham como ajudar o ser humano, visto que, descobriram que as drogas não curam nunca, pelo contrário, geram mais enfermidades. E para não perderem o direito de exercer a Medicina diante das pressões da indústria farmacêutica, os médicos Naturopata criaram a Associação de Medicina Complementar, através da qual divulgam seus trabalhos científicos e recebem apoio da Sociedade Médica para continuarem com o título de médico.

MEDICINA ALTERNATIVA
        É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à Medicina Convencional. Geralmente é praticada por pessoas que conhecem um tipo diferente de estratégia, totalmente contrária a Medicina Convencional. Alternativa dá idéia de exclusão e tais profissionais quase sempre se recusam a aceitar tipos de estratégias diferentes da sua.

MEDICINA AYURVÉDICA
        Antigo sistema de Medicina dos habitantes da Índia baseado na Naturopatia e na Homeopatia, além da Massoterapia.

MEDICINA FÍSICA
        A Medicina Física é uma especialidade muito antiga que foi criada por Hipócrates. É o emprego dos meios físicos para diagnóstico e tratamento das doenças e dirige-se, sobretudo, à reabilitação do doente no terceiro período da enfermidade, isto é, na convalescença. O tratamento inclui o uso de massagem, ginástica ativa e passiva, hidroterapia, argiloterapia, balneoterapia, uso de compressas frias ou quentes, banhos de sol e de ar, além de sauna, caminhadas, escalda-pés e banhos de assento.
        Seguindo o exemplo do médico grego, Hipócrates, a Medicina Moderna criou durante a Segunda Guerra Mundial uma especialidade parecida com a Medicina Física, a chamada “Fisioterapia”, que inclui o uso de fornos e instrumentos físicos complicados.

MEDICINA HOLÍSTICA
        A primeira Medicina estudada cientificamente, no Ocidente, tendo como pai o médico grego Hipócrates. Foi criada por volta de 420 antes de Cristo, e caiu em desuso no ano 200 depois de Cristo, com a implantação da Alopatia nas cidades asiáticas de Esmirna e Pérgamo. Esse modelo de Medicina repudia a dicotomia praticada pela Alopatia e trata as pessoas como um todo: corpo-mente-espírito sem conotação religiosa. No passado, foi praticada por Jesus e Seus discípulos e, atualmente, vem sendo praticada por terapeutas holísticos, profissionais de a Medicina Complementar e por alguns médicos alopatas.
      Jesus praticou a Medicina Holística – O médico-adventista paraense, Silas de Araújo Gomes, no seu livro Medicina Alternativa – a armadilha dourada, pág. 125, foi usado pelo Espírito Santo de Deus para fazer essa surpreendente revelação: “Deus nunca viu o homem como partes separadas, mas sim como um todo indivisível: corpo, alma e espírito. Era assim que Jesus curava – de maneira completa, o homem todo. Jesus praticava e ensinava a verdadeira Medicina Holística. E esta, ainda hoje, continua sendo o único método de cura recomendável por Deus. E é desta maneira que os médicos e terapeutas da saúde devem também ver os seus pacientes”.
        Platão, no ano 380 a.C., assim escreveu: “A cura do corpo não deve ser feita sem o tratamento do todo” “Não podemos curar o corpo sem considerar a alma, e devemos começar curando a mente, porque tanto a mente como o corpo devem ser saudáveis. Não deixe ninguém persuadi-lo a curar a mente sem primeiro ele ter dado a você a cura da alma. O grande erro dos nossos dias no tratamento do corpo humano é que os médicos separam a alma do corpo”.
        Também, na Grécia, Hipócrates ensinava que para manter a saúde era preciso manter o equilíbrio mental e químico do corpo. O equilíbrio se restabelece automaticamente pelos mecanismos naturais de cura - “ vis medicatrix naturae”. O princípio de Hipócrates era não interferir com os sintomas, para que a Natureza tivesse oportunidade de curar a doença. “Cura-se doente, e não doença”.

MEDICINA HOMEOPÁTICA (ou Homeopatia)
Sistema de Medicina científica que acentua a administração de doses muito pequenas de remédios não-químicos. O sistema se baseia no princípio da “cura pelo igual”. Exemplo: em caso de febre, para combatê-la, a homeopatia usa um remédio ou tratamento que produz febre.
        Por não concordar nem recomendar as drogas químicas nos tratamentos de saúde, a indústria farmacêutica combate com unhas e dentes esse modelo de Medicina organizada pelo médico alemão, Samuel Hahnemann, tendo como aliados médicos, pastores e professores de teologia da igreja adventista do sétimo dia.

MEDICINA NATURAL (ou Naturoterapia)
         Terapia pelo uso dos remédios encontrados na Natureza. É um método que foi introduzido no mundo pelo Criador do homem, no Éden, antes mesmo da existência de vida na Terra e tem como pilar a alimentação natural (Gênesis 1: 29; e 3: 18).
         Os principais remédios recomendados pela Naturoterapia são: exercícios respiratórios, uso da hidroterapia, luz solar, uso de alimentos apropriados, exercício físico, uso da argila, massoterapia, fitoterapia, oração pelo enfermo, compressas e confiança no poder curativo de Deus.
        Esse método foi introduzido na Escola Médica Adventista de Loma Linda, em 1906, nos EUA, pela terapeuta norte-americana, Ellen White. Essa Universidade situada ao Sul da Califórnia formava médicos Naturopata, com todo o conhecimento em Naturoterapia. Isto perdurou até a Segunda Guerra Mundial, quando a instituição religiosa aderiu a prática de cirurgias e abriu as portas dos seus hospitais para a entrada das drogas farmacológicas que antes eram consideradas pela religião como “sementes da morte” e “maldição neste século esclarecido”.
 
MEDICINA NAZISTA
        A Medicina que hoje é científica nasceu em 2900 a.C., e foi organizada no Egito, em 2650 a.C. à sombra da idolatria, da feitiçaria, da magia e do sobrenatural, e até o século XIX todo médico era feiticeiro e magnetizador. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a Medicina foi nazificada por Joseph Menguelli, médico particular de Adolf Hitler, mediante a introdução das cirurgias e da anatomia humana na atividade médica que antes eram proibidas pela Igreja. Com a nazificação da Medicina, foi criada em Heidelberg, Alemanha Ocidental, a Sociedade Médica Anti-Hipócrates, em defesa das práticas cirúrgicas, atualmente é um dos “Modismos da Medicina”, sendo uma das principais atividades médicas da atualidade.

MEDICINA ENERGÉTICA
 Por repudiar a terapêutica da tradicional e fútil feitiçaria da Medicina Mística dos egípcios, que mais tarde foi organizada pelo sacerdote pagão Imhotep, e na antiguidade era reprovada pela Bíblia (II Crôn. 16:12; Jó 13: 4), o imperador chinês, Fu-Hsi, criou em 2900 a.C., o tratamento pela acupuntura. Este método de cura com uso de agulhas sobre os pontos energéticos do corpo humano, ficou conhecido, na época, como Medicina Alternativa. Duzentos e vinte e seis anos mais tarde, por volta de 2674 a.C., a Medicina, Alternativa criada por Fu-Hsi foi estudada cientificamente pelo médico Chi-Pu, então ministro da saúde do império chinês, sob os auspícios do imperador Huang-Ti. Depois de 24 anos de pesquisa, em 2650 antes de Cristo, Huang-Ti descobriu a circulação do sangue e criou os mapas dos meridianos, ao tempo em que oficializou a medicina alternativa com o nome de medicina energética.
Além da acupuntura, fazem parte da Medicina Energética, a digitopressura Do-In, o Shiatsu a Reflexologia, o Tui-na e a Moxabustão. Por envolver muita filosofia oriental, a Medicina Tradicional Chinesa é confundida pela Medicina Mística da Nova Era. Uma suposição equivocada dos cristãos alarmistas, que o fazem para mascarar o envolvimento da Medicina Moderna com o espiritismo, o ateísmo, o evolucionismo e o sobrenatural.

MEDICINA PREVENTIVA
        Partindo do princípio filosófico de Hipócrates: “Fazei do alimento o teu remédio”, a Medicina Preventiva tem como pilar a reeducação alimentar visando não a cura de doenças, mas a prevenção das enfermidades. A palavra preventiva vem de prevenção ou prevenir, preparar, antecipar-se, acautelar-se, precaver-se etc. Portanto, Medicina Preventiva é um ramo da Medicina Natural que tem por objetivo a prevenção da doença antes que a enfermidade aconteça, começando pela reforma alimentar.
        A obra do terapeuta holístico ou reformador da saúde é de orientação e reforma, tendo como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas, bem como prevenir as doenças, e em caso de enfermidade, aliviar a humanidade sofredora, conduzindo o doente a Cristo, o único que pode realmente curar não somente o corpo, mas também a alma e o espírito.

        Enquanto o médico luta para aliviar os sintomas das doenças, visando adiar a morte do doente, o terapeuta holístico trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta é a filosofia da Medicina Preventiva. Sua filosofia é: “Comer, respirar e exercitar-se para ter saúde e prevenir a enfermidade”. A iridologia é parte integrante deste modelo de Medicina. Ver Iridologia e IrisDiagnose.

MEDICINA TRADICIONAL
        É aquela praticada pelo povo de cada país e que surgiu há muito tempo, sendo passada oralmente ou por manuscritos de pai para filho. É o tratamento com ervas do nosso caboclo que foi praticado e ensinado pelos nossos avós. É a acupuntura do povo chinês. É a Medicina Ayurvedica da Índia. É a Medicina de ponta do povo cubano etc.

   
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
        Trata-se de um modelo de Medicina com mais de 5 mil anos de experiência, criada na China, tendo como principais técnicas a acupuntura, o do-in, o uso de ervas medicinais e alimentação natural.

MEDICINA IRIDOLÓGICA
         Iridologia é a ciência que estuda a íris do olho com o fim de se obter informações a respeito do indivíduo e entender sua constituição, como também suas tendências, e descobrir o estado geral do organismo, com seus desequilíbrios orgânicos e psíquicos, além de ver o estado de acidificação do sangue. Essa abordagem da íris é denominada de IRISDIAGNOSE.
         A Iridologia significa o estudo da íris que vai desde a sua anatomia, fisiologia, histologia, farmacologia e patologia, além da possibilidade de se conhecer a constituição geral e parcial do indivíduo. É um método de diagnose de origem desconhecida que foi usado pela ciência médica da antiguidade e pelo médico grego Hipócrates – Pai da Medicina –, cujo conhecimento ele usava para diagnosticar as doenças mediante o estudo da íris do olho. Este método de diagnosticar as enfermidades foi usado pelos profissionais da primeira Medicina científica criada por Hipócrates, e prevaleceu até o ano 200 depois de Cristo, quando a Medicina Holística caiu em desuso para dar lugar à Alopatia.
        “A iridologia é, portanto, uma técnica de avaliação da saúde e de análise da condição ácido-alcalina do sangue, e não um sistema de tratamento. Pelos resultados científicos que apresenta em cada exame, pode ajudar a solucionar situações de grande dificuldade orgânica das pessoas que estão vivendo um estilo de vida anti-higiênico. É um sistema de exame, e não uma terapia de cura. Isto precisa ficar bem delineado. Não é magia, é fruto de uma escola de estudo científico”.
- Dr. Jean Cabral, PHD em Medicina-Embriologista.
        Conclui-se, portanto, que iridologia não é nada adivinhatório, nem feitiçaria. Pelo contrário, trata-se de ciência de origem divina, com sustentação na Bíblia e na Ciência.
A íris, segundo Jesus, em Mateus 6, 22 e 23, revela o nosso estado geral, envolvendo corpo, alma e espírito, além do estado emocional e o nível de toxidade do nosso sangue e, conseqüentemente, as enfermidades que se desenvolvem no cólon intestinal o no cérebro.

ÍRIS DO OLHO
        Íris é a parte colorida do olho cuja pupila atua como diafragma circular   que abre em ambiente de pouca luminosidade, e fecha quando há muita luz. Os olhos revelam quando uma pessoa está triste, ou alegre, feliz ou infeliz, com ódio ou com ressentimento, além de denunciar se você está doente ou com saúde. É neste sentido que Jesus disse ser "os olhos a lâmpada do corpo”; ou melhor, “a janela da alma ou da vida" (Mat.6:22;  Luc. 11:34).
        O cientista e nutricionista Gurudey Singh Khalsa considera o olho como um cérebro externo com capacidade de registrar tudo o que acontece com o organismo humano. Ele diz que a íris registra os estragos e alterações no organismo causadas pelo uso de drogas medicamentosas e por alimentos de origem animal. Ele explica em sua pesquisa que partem do bulbo dois pares de neurônios cerebrais que captam as informações do organismo e as envia ao cerebelo pela medula espinhal. Daí, essas informações são colhidas pelo tálamo óptico e enviadas à íris pelos nervos sensoriais: ciliar longo e curto do sistema nervoso periférico, envolvendo também os sistemas: simpático e parassimpático, respectivamente.

        Iridologia, portanto, é o estudo da íris que vai desde a sua anatomia, fisiologia, histologia, farmacologia e patologia, iniciando pelo estudo da embriologia. Os primeiros sinais de desenvolvimento do olho aparecem no embrião de 18 dias da sua fecundação. Sendo o olho uma extensão do cérebro, ou melhor, um cérebro externo, este registra tudo o que acontece no organismo a partir do momento que ele é formado. Esse micro sistema do organismo só deixa de registrar os sinais de doenças, vícios, maus hábitos, disfunções e desequilíbrios orgânicos duas horas após a morte do indivíduo.                      
        Na íris, os filamentos nervosos registram tudo o que está ocorrendo com o nosso organismo e partes do corpo. O nervo sensorial periférico transporta mensagens ou impulsos dos órgãos ou tecidos para o cérebro ou para a medula, levando mensagens da pele, das vísceras e dos órgãos dos sentidos. Toda informação fica registrada na íris do olho, que funciona como o micro sistema de todo o organismo.

IRISDIAGNOSE (o que é?)
          IRISDIAGNOSE, segundo Dr. Celso Batello, é uma ciência e arte. Trata-se de um método propedêutico que permite através da observação da íris do olho, conhecer num dado momento, a constituição geral e parcial do indivíduo, bem como os estágios evolutivos, agudo, subagudo, crônico e degenerativo das alterações que acometem um ou mais órgãos do corpo, ou o organismo como um todo. Essas informações são expressas e refletidas na íris. Através de uma topografia, cada órgão ou parte do corpo encontra-se representada em um ou mais mapas iridológicos, permitindo o estudo da íris para fins de diagnose. Portanto, IrisDiagnose se traduz: diagnose pela íris do olho com uma abordagem tanto física, quanto mental e psíquica, e também espiritual sem qualquer conotação religiosa.
        A Bíblia, em Levítico 21, deixa claro que Deus determinou a Moisés fazer a avaliação da saúde, bem como a abordagem da íris do olho dos filhos de Arão, candidatos ao cargo de sacerdote do povo de Israel. Através do exame da íris, Moisés descobria os sinais indicativos de que alguns dos candidatos ao sacerdócio tinham o hábito de comer carne com sangue ou buchada composta de vísceras e sangue coagulado. A mancha na íris que revela o hábito de comer buchada, o Criador denomina de “sinal de belida”. A Bíblia revela ainda, em Atos 7: 22 que Moisés teria estudado iridologia quando príncipe do Egito e, por possuir o conhecimento dessa ciência é que Deus determinou que ele fizesse a abordagem da íris do olho dos candidatos ao cargo de sacerdote do santuário israelense. Descoberta a “belida no olho” do sacerdote, ou seja, a mancha branca na córnea que também se mostra na forma de pintas amarronzadas (manchas psóricas) na íris revelava que ele teria comido sangue coagulado na forma de buchada, este era imediatamente destituído do cargo por ordem divina (Lev. 21:20 e 21). Ainda hoje esses sinais denunciam os comilões de chouriço, uma mistura de sangue coagulado com miúdos e vísceras.

I/J
        Normalmente, a íris não revela sinais de câncer, mas, nas minhas experiências como iridologista ou iridólogo, descobri que a pupila e, às vezes a própria íris do enfermo, se desloca para as laterais. Então, concluo que a pessoa é portadora de algum tumor maligno. Em caso de hemorragia cerebral, ocorre o contrário, o preto dos olhos se desloca mais para o centro da face. Já o diabetes desloca o preto apenas de um olho, para a lateral, podendo ser o esquerdo ou o direito – Wilson Dias.

MEDICINA UNIFICADA
        É a Medicina praticada pelos médicos que conseguiram obter conhecimentos de vários tipos de estratégias terapêuticas e propedêuticas, que, apesar de não estarem aptos a executar todas, são capazes de indicá-las com precisão, sem qualquer tipo de interferência da indústria farmacêutica que os controla, não importando o nome que a estratégia tenha. Eles necessariamente não empregam a Medicina Convencional como prioridade, e sim, aquela abordagem mais apropriada para aquele paciente em particular, tendo como base para avaliar a saúde do indivíduo a Íris Diagnose. Será a Medicina do futuro, e será chamada simplesmente de MEDICINA     SOCIAL OU POPULAR.

MEDICAMENTO X REMÉDIO

Segundo o dicionário Aurélio, REMÉDIO é aquilo que combate o mal, a dor ou uma doença, ou aquilo que serve para curar ou aliviar a dor ou a enfermidade. MEDICAMENTO é um termo mais restrito: é uma mistura de substâncias que se emprega como remédio. Cerca de 2 bilhões e meio de dólares são gastos pelo povo brasileiro na compra de medicamentos. A Bíblia, em Jeremias 46, verso 11, diz que em vão o homem produz remédios de toda natureza, os quais não curam nenhuma doença ou enfermidade. Então, conclui-se: “Existe remédio para tudo, menos para curar doença”. A indústria farmacêutica juntamente com a homeopatia produz os remédios com base científica, mas com efeito “placebo”, ou seja, com o fim de agradar, inspirar confiança ou sugestionar; não curam, apenas aliviam sintomas de doenças. A homeopatia produz “placebos puros” (à base de água pura), e a alopatia produz “placebos impuros” (à base de aditivos químicos).
         A prática médica pelo uso de drogas medicamentosas é desumana e anti-natural. Deus não aprova o ser humano ser saturado de drogas venenosas que, segundo a escritora dos adventistas, representam uma “maldição nesse século esclarecido”. Ela alerta em seus livros sobre saúde que “o grande número de medicamentos produzido pela indústria farmacêutica tem contribuído para o aumento das enfermidades; essas drogas de nomes misteriosos, segundo ela, ao tempo que aliviam momentaneamente a dor, vêm causando sofrimento, mutilação e morte prematura”.
         Os verdadeiros remédios, segundo a escritora norte-americana, Ellen G. White, são aqueles que podem ser extraídos da Farmácia de Deus –que é a Natureza –, a exemplo do ar puro, da luz solar, da água pura, das ervas medicinais, da alimentação à base de frutas e vegetais e o uso racional da argila. Ela alerta: “Milhares têm baixado à sepultura por causa de drogas venenosas, os quais poderiam ter sido restaurados à saúde pelos métodos simples de tratamento” (Medicina e Salvação, pág. 57)

Site de Wilson Dias