segunda-feira, 25 de março de 2013

Simulado 7º Ano - 1º BIM - 2013(Agendada)


Atividade Matemática – Simulado – 7º Ano – 1º Bimestre 2013

Os exercícios a seguir não necessariamente constam da Avaliação Agendada. Servem como direcionamento ao estudo para a mesma.
Usem para o estudo além desse material, a apostila e também o seu caderno.

Bons estudos,
Prof. Laercio A. Pereira

1) O conjunto dos números inteiros tem alguns subconjuntos dentre os quais aparece Z*+. Assinale a alternativa que contenha apenas números que pertencem a esse subconjunto.
a) (   ) 0, 1, 2, 3, 4, 5, ...
b) (   ) -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3
c)  (   ) 1, 2, 3, 4, 5, ...
d) (   ) -4, -3, -2, -1, 0
e) (   ) -3, -2, -1, 1, 2, 3, ...

2) Dê o oposto dos seguintes números inteiros:
a) – 10
b) + 5
c) – 100
d) + 2 000

3) Responda:
O oposto do simétrico do oposto de – 50 é:

4) Considere os pontos A = -20 e B = + 10
A distância entre esses pontos na reta numérica é:
a) 10
b) – 10
c) 20
d) 30
e) – 20

5) Um mergulhador salta de uma plataforma de 5 metros, atingindo uma profundidade em seu mergulho de 4 metros. Quantos metros há nesse percurso?

6) Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15° pela manhã. Se a temperatura descer mais 13°, o termômetro vai marcar...
a) 28o
b)  - 2o
c)  + 2o
d) – 28o
e) – 13o

7) Imagine que uma pessoa tem R$500,00 depositados em um banco e faça sucessivos saques:
1º saque: R$200,00
2º saque: R$100,00
3º saque: R$300,00
Qual o saldo no banco dessa pessoa após os saques?.

8) Quantos são os números inteiros;
De -1 a -5, incluindo esses dois números?
De -4 a 3, incluindo, esses dois números?

9) Adicione os seguintes números inteiros
a) (+2) + (+10)
b) (-3) + (-6)
c) (-20) +  (+25)
d) (-100) + (-100)

10) Encontre o valor de cada expressão. Use o cancelamento de parcelas caso seja possível.
a) -3 + 4 + 5 + 10 – 4 – 5 + 3 =
b) 15 – 10 + 8 + 25 – 15 + 10 – 8 =
c) – 100 + 80 + 20 – 50 + 30 + 20 =

11) Use a regra de sinais para a eliminação de parênteses:
a) – (-10)
b) + ( +15)
c) – (+ 20)
d) – (- 25)



12) Efetue as seguintes multiplicações no conjunto dos Inteiros.
a) (- 3) x (+4)
b) (+2) x (+5)
c) (- 5) x (- 2)
d) (- 2) x (- 2) x (- 2) x (+ 1)
e) (+ 1) x (- 2) x (- 1) x (+ 2)

13) Encontre o quociente para cada divisão:
a) (- 12) : (- 4)
b) (- 10) : (+ 5)
c) (+25) : (- 5)
d) (- 64) : (- 8)

14) Responda:
a) Qual é o sucessor de + 9? ______
b) Qual é o sucessor de – 5? ______
c) Qual é o sucessor de 0? ______
d) Qual é o antecessor de – 5? _____
e) Qual é o antecessor de + 9? _____
f) Qual é o antecessor de – 499? _____
g) Qual é o antecessor de – 1? ______
h) Qual é o sucessor de – 1? _______

15) Calcule o valor das expressões numéricas:
a)      45 – {4 x [( 9 x 12 – 14 x 7 ) : ( 15 – 5 x 2 )]}=


b)      20 : 4 + 3 x 2 – 15 : 3 =


c)      [25 – (18 : 3 )] x  { 5 – [ 18 – ( 4 x 5 – 4 )]}=

16) Calcule as seguintes potências:
a) 23
b) (-2)3
c) 32
d) (-3)2
e) (-2)2
f) – 22

17) Use as propriedades da potenciação e reduza a uma só potência
a) 23 x 22
b) 32 x 34
c) 52 x 52 x 54
d) 2-2 x 2-3
e) 210 : 27
f) 314 : 310
g) 2-3: 2-1
h) 53: 5-3

sexta-feira, 22 de março de 2013

Simulado - Agendada - Matemática - 1ºBim 8º Ano


                                                                                                       
Agendada – 8º Ano – 1º Bimestre - Simulado
Material de apoio.
Opção de estudo visando avaliação agendada.
IMPORTANTE.
Os exercícios a seguir não necessariamente são os mesmos da avaliação agendada.  O objetivo é dar “mais um suporte” para o aluno em seus estudos.

Q1) Passando o número fracionário 3/5 para a forma decimal, encontramos:
a) 0,06         b) 0,006        c) 0,6         d) 6            e) 0,0006

Q2) Das frações dadas a seguir, marque com um “x” a fração aparente
a) (    ) 2/3                                                         d) (    ) 1/5
b) (    ) 5/10                                                       e) (    ) 24/6
c) (    ) 9/27

Q3) Mariana acertou 3/5 das 60 questões dadas em uma prova. Nesse caso, quantas questões Mariana errou?
a) 9              b) 15          c) 19           d) 24         e) 32

Q4) Fração geratriz de uma dízima periódica, é a fração que origina o número decimal periódico. Encontre a fração geratriz das seguintes dízimas periódicas:
a) 0,5555...             b) 2,32323232...         c) 1,233333...

Q5) Encontre o valor da expressão 0,99999... + 1,99999... + 6,99999...

Q7) Passe para a forma percentual os seguintes números:
a) 2           b) 0,12          c) 0,5           d) 0,002

Q8) Calcule:
a) 12% de 300
b) 5% de 2 000
c) 1,2% de 1 200
d) 0,002% de 2

Q9) Uma mercadoria cujo preço inicial era de Cr$ 2.500,00, foi reajustada para mais em 17%. Qual é o novo preço dessa mercadoria?

Q10) Se do meu salário de CR$ 15.750,00 foram descontados CR$ 3.937,50, então descontaram:
a) 5%        b) 12%       c) 15%         d) 25%         e) 45%


sexta-feira, 8 de março de 2013

Exercícios - Matemática.


Desafio - Matemática - 8ºs Anos.


Qual é a idade da Senhora?
Joãozinho, um rapaz muito indiscreto, sabendo da reação de uma senhora, que conhecia há algum tempo, quando falaram em idade, resolveu aprontar. Numa reunião social, na presença de todos, perguntou-lhe a idade. A senhora respondeu:
- Tenho o dobro da idade que tu tinhas, quando eu tinha a idade que tu tens menos quatro anos. Daqui a cinco anos a soma de nossas idades será 82 anos.
Se você fosse um dos presentes, você concluiria que a senhora tem que idade?

domingo, 3 de março de 2013

Desafio Matemático.

Olá Pessoal dos 8ºs. Resolvam o desafio da imagem abaixo. Vocês têm até sexta feira 08/03/2013.

sábado, 2 de março de 2013