quinta-feira, 29 de março de 2012

Simulado - Exercícios Resolvidos

Simulado de Matemática – 8º Ano –
Questão 1
Um número racional periódico pode representar um número inteiro. Observe:

0,99999999... = (9 -0) : 9, logo 0,99999... = 1
1,99999999... = (19 – 1) : 9, logo 1,9999... = 2

Com base no raciocínio empregado acima, podemos afirmar que um número decimal periódico pode representar um número decimal exato?
Justifique sua resposta com exemplos.
Solução:
Acompanhando o raciocínio anterior, podemos dizer que 0,5(decimal exato), pode ser representado por
0,49999...
Justificando:
0,49999...= (49-4) : 90 =  45/90, simplificando, temos: 5/10, isto é 0,5. Portanto, um nº decimal periódico pode representar um nº decimal exato.
Questão 2
O valor da expressão (1,333... + 5 : 3)2 – (2,555...- 14 : 9)3 pode ser representado por:
a) 22                                    (12/9 + 5/3)2 – (23/9 – 14/9)3 = (4/3 + 5/3)2 – (9/9)3 = 32 – 13 = 8 = 23
b) 23
c) 24
d) 25
e) 20

Questão 3
Considere as afirmações:
I   Todo retângulo é um paralelogramo
II  Se um losango é paralelogramo, então, é também um retângulo
III Todo quadrado é retângulo, mas o retângulo não é quadrado.
a) Todas são verdadeiras
b) Somente a II é verdadeira
c) Todas são falsas
d) As afirmações I e III são verdadeiras
e) Somente a I é falsa.

Questão 4
Sendo A = 5 x 10-4 e B = 2 x 10-2, o valor de A ÷ B é:  (5 x 10-4) : (2 x 10-2) = 2,5 x 10-2 = 2,5 x 0,01 = 0,025
a) 0,25
b) 0,0025
c) 0,025
d) 0,00025
e) 25

Questão 5
Para um aluno do 8º ano, foi dada uma multiplicação cujos fatores eram 225 000 000 000 e 0,000000004. Antes de efetuar o produto, o aluno usou notação científica para representar esses fatores. Faça como o aluno do 8º ano, expresse os fatores usando notação científica e assinale a alternativa que representa o produto encontrado.     Solução:  2,25 x 1011 x 4 x 10-9 = 9 x 102 = 9 x 100 = 900
a) 9 000
b) 0,900
c) 900
d) 9 000 000
e) 90

Questão 6
Calcule o valor numérico da expressão 2x2 – 3xy + 3y2 para x = - 5 e y = 2
                                                               2(-5)2 - 3(-5)(2) + 3(2)2 = 2(25) + 30 + 3(4) = 50 + 30 + 12 = 92


Questão 7
Considere as afirmações:
I     (-2x2y) (-3xy3) = 6 x3y4
II    (5m2n4) (-2m3n5) = - 10m5n9
III   (36a10b9) : ( 9a2b7) = 4a8b2
a) Todas são verdadeiras
b) Somente a II é verdadeira
c) I e III são verdadeiras
d) Todas são falsas
e) Somente a I é verdadeira
Questão 8
No polinômio 2ab4 + 3a4b22a8 – 5b2 + 10, o grau é igual a:
a) 4
b) 8
c) 2
d) 5
e) 6

Questão 9
Coloque os polinômios na variável x na forma geral:
a) 2x4 + 5x – 1 = 2x4 + 0x3 + 0x2 + 5x - 1

b) 6x6 – 10x4 + 2x – 2  = 6x6 + 0x5 - 10x4 + 0x3 + 0x2 + 2x - 2

c) 10x7 – 3x + 4 = 10x7 + 0x6 + 0x5 + 0x4 + 0x3 + 0x2 - 3x + 4


Questão 10
Um terreno retangular tem suas dimensões expressas por (2x + 1) e x.
a) Qual é a expressão algébrica que representa o perímetro desse terreno? Resposta: 6x + 2

b) Qual é a expressão algébrica que representa a área desse terreno? Resposta: 2x2 + x

c) Sendo x = 3, determine o perímetro e a área desse terreno.
Perímetro = 6x + 2, portanto temos: 6(3) + 2 = 18 + 2 = 20

Área = 2x2 + x, portanto temos: 2(3)2 + 3 = 2(9) + 3 = 18 + 3 = 21

A área desse terreno é igual a 21 e o perímetro mede 20.






Um comentário:

  1. Oi Prof..
    Eu não consegui entender a letra b da questão 10... já te mandei um e-mail, acho que você ficou sem tempo, mas tudo bem.. Você não tem culpa, se você puder me ajudar amanhã eu agradeço :3 Sthephanie

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