sexta-feira, 31 de maio de 2013

Simulado da Prova Agendada - 2 Bim. - Sétimos Anos. A/B

Simulado – Prova Agendada - 7º Ano

Olá pessoal, vamos nos preparar para a prova agendada.

1) No conjunto dos números racionais, toda fração pode ser transformada em decimal e vice-versa.
A seguir serão dadas algumas frações e alguns números decimais, dê o que se pede:

a) dois terços para a forma decimal. 0,6666...
b) um inteiro e vinte e cinco centésimos para a forma fracionária 125/100
c) quatro décimos de milésimos para a forma fracionária 4/10000
d) dezoito quintos para a forma decimal. 3,6

2) Qual é o antecessor de um quinto? Não há como determinar antecessor e sucessor no conjunto Q.
3) Se um ponto A tem como abscissa o número -10 e um ponto B tem como abscissa o número + 15, qual é a distância entre os pontos A e B? 25

4) O que devemos fazer para adicionarmos duas frações com denominadores iguais? E se os denominadores forem diferentes, o que devemos fazer?
Dê um exemplo para  cada situação.
Para denominadores iguais, mantemos os denominadores e adicionamos os numeradores.
Para denominadores diferentes, necessitamos igualar os denominadores, encontrar as frações equivalentes voltando à condição de denominadores iguais.
5) Karina comeu duas partes de um bolo que foi dividido em oito partes. Já Gabriela comeu um quarto desse bolo. Pode se dizer que:
a) Karina comeu o dobro do que comeu Gabriela,
b) Karina comeu exatamente a metade da porção de Gabriela,
c) Karina e Gabriela comeram a mesma quantia do bolo,
d) Gabriela comeu o dobro da quantidade de Karina
e) Gabriela comeu quatro vezes mais bolo do que Karina

6) Paulo tem guardado em seu cofre, R$ 56,80 enquanto que sua irmã Larissa tem o dobro desse valor no banco. Se Larissa der um quinto desse valor para seu irmão, com quanto ele ficará? R$ 79,52

7) Numa papelaria, o preço da lapiseira é igual a quinta parte do preço de uma caneta que custa R$ 2,50.  Aline comprou cinco canetas e quatro lapiseiras. Quanto Aline gastou nessa compra? R$ 14,50

8) O que dois terços, sete terços, um nono, cinco nonos têm em comum? Geram dízimas periódicas.

9) Como se comparam:
a) duas frações com denominadores iguais O maior tem maior numerador.
b) duas frações com numeradores iguais? O maior tem menor denominador
c) duas frações com denominadores diferentes? Necessitamos tirar o MMC, para voltar a condição "a"
d) dois números decimais ? Primeiro verificando a parte inteira.  Se essas forem iguais, passamos a observar a parte decimal.
10) Dê um exemplo  para cada item do exercício anterior.
a) 2/3 > 1/3
b) 4/3 > 4/5
c) 3/5 e 2/3 - MMC = 15, temos  9/15 e 10/15, portanto, 2/3 > 3/5

Simulado - Prova Agendada - 8 Ano.

Vamos estudar para a prova agendada! 
Lembrando que as questões desse simulado, não necessariamente constarão da prova, servirão para ajudá-lo no seu estudo.
1)  Dos monômios dados a seguir, destaque os pares semelhantes.
a) 2x2y  e  xy2
b) ab2c   e  a2b2c
c) 5ax  e  -10ax
d) 21mn3p  e  mn3p
e) 4ax2y2  e  4axy2
2) Qual é a forma mais simples de escrever a expressão 2x3y2 + 5x3y2 – 10x3y2 + 3y2?

3) Qual o monômio que adicionado a – 2ax dá – 2ax?

4) Um sorvete custa y reais. Mara comprou 2 sorvetes, Juliana comprou 5 sorvetes e Karina comprou 3 sorvetes. Qual é o monômio que representa a quantia que as três gastaram juntas?

5) Determine a área e o perímetro de um quadrado cujo lado mede 4x.

6) Dados os monômios -2a2x e -16ax, determine:
a) o produto desses monômios
b) o valor numérico desse produto quando a = b = - 0,5.

7) Divida 30x7y3 por 6x4y2. Ao resultado adicione (-4x3y). Qual o monômio que você vai obter?

8) Em um estacionamento há carros e motos num total de 45 veículos e 150 rodas. Quantos carros e quantas motos há nesse estacionamento?

9) Se você comprar x sorvetes a R$ 2,50 cada e der y reais para pagar a conta, qual é o polinômio que expressa a quantia que você deve receber de troco?

10) Qual é o grau do polinômio 5a3 – 2a2x4 + x5?

11) Qual é a forma geral do polinômio x5 – 1?

12) Uma lapiseira custa x reais e uma caneta custa y reais. Luís comprou duas lapiseiras e cinco canetas, enquanto que Juliano comprou 3 lapiseiras e 2 canetas. Nessas condições.
a) Qual o polinômio que representa a quantia que Luís gastou?
b) Qual o polinômio que representa a quantia que Juliano gastou?
c) Qual o polinômio que representa a quantia gasta pelos dois juntos?
d) Qual o valor numérico do polinômio do item anterior, se x = 4 e y = 5?

13) Faça as seguintes multiplicações. Você pode:
a) usar a propriedade distributiva
b) usar soma e produto

I) (x+2)(x+3)
II) (x+8)(x+6)
III) (x+7)(x+10)
IV) (x-3)(x+5)
V) (x+14)(x+2)

14) O produto de um monômio por um polinômio é 12a2x3 + 15a3x2. Se o monômio é 3ax, qual é o polinômio?

15) Simplifique a expressão (x + 2)2 – 4x – 4.

16) Qual é a forma reduzida da expressão (x + 5)(x – 5) + (x + 5)2 – 2x2 – 9x?

17) Fatore usando fator comum.
a) ax + ay
b) 2ab + 4a
c) 3mn + 9mn2 + 6m2n

18) Os trinômios dados a seguir são quadrados perfeitos, fatore-os
a) x2 + 14x + 49
b) x2 + 12x + 36
c) 4x2 + 12xy + 9y2

19) Usando o processo do produto da soma pela diferença, fatore:
a) x2 – 16
b) x2 – 64
c) 16a2 – 25b2


20) Calcule o valor de 10 4502 – 10 4492