quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Referência - Pilates
Suporte para o Trabalho do 8º Ano A.
BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES NA REABILITAÇÃO
       O método pilates é um trabalho que se baseia em exercícios de força e mobilidade utilizando para tal técnicas e exercícios específicos. Este método permite desenvolver nos seus praticantes uma maior tomada de consciência corporal através, sobretudo, dos seus princípios: Concentração, Respiração, Controle, Precisão, Fluidez de Movimento, Isolamento e Rotina (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Em todos estes princípios reside uma base comum: a especificidade de cada ser humano numa dimensão biopsicossocial, isto é, a capacidade desta modalidade se adaptar e se direcionar às diferentes características de cada praticante. Neste sentido, são inúmeros os estudos e os profissionais de saúde que associam a sua prática a inúmeros benefícios, concretamente ao nível da prevenção e tratamento de algumas patologias (como por exemplo os problemas de próstata, a incontinência urinária, entre outros), melhoria do equilíbrio, dos níveis de atenção e de concentração, da coordenação neuromotora, da mobilidade articular, da redução de dores da coluna, melhoria do sistema imunitário e do sistema linfático, aumento dos níveis de conhecimento de si próprio (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Importa ainda salientar que o pilates assume um importante papel ao nível do sistema nervoso central. Através do sistema nervoso central conseguimos captar sinais do mundo exterior – podemos ouvir, ver, cheirar, saborear e sentir. O sistema nervoso central também coordena todas as nossas atividades conscientes e inconscientes – como andar, falar, pensar, recordar e realizar ações reflexas que acontecem sem pensarmos nelas. Um exemplo de uma patologia associada a uma disfunção ao nível do sistema nervoso central, é a Esclerose Múltipla (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Será neste sentido, e tendo em conta todos os princípios e metodologias utilizadas pelo método pilates, que podemos considerar a sua prática uma importante fonte de estímulo do bem-estar global.
       Muitas formas de esportes e exercícios concentram-se nos músculos maiores e mais fortes e, enquanto estes se tornarem ainda mais firmes e volumosos, os músculos menores e mais "fracos" são fortalecidos, enquanto os músculos maiores aumentam seu tônus, favorecendo maior mobilidade às articulações, criando um corpo equilibrado, flexível e integrado. Localizar esses pequenos músculos e aprender como exercitá-los, exige um bom grau de concentração e precisão – e por essa razão a técnica Pilates é comumente chamada de "exercício pensante" (DAVIES; GIBSON; TESTER, 1979).
       A concentração é um dos seis princípios básicos da técnica Pilates – através dela é possível estabelecer a sintonia entre mente e corpo. Os outros princípios básicos são respiração, controle, centramento, fluxo do movimento e precisão. Como os exercícios são muito seguros, o que faz a técnica ser perfeita para todos os tipos de pessoas, a partir de 14 anos, entre atletas, obesos e idosos acima de 70 anos (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       O método obedece a uma sequencia de módulos que se divide em: Básico, Intermediário e Avançado. Os equipamentos são usados em todos os módulos, com variações nos ângulos, na carga e a frequência dos movimentos. Os exercícios devem ser feitos suavemente com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente. Para isso, um mesmo movimento não é repetido mais do que 10 vezes (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       Joseph Pilates criou mais de 500 exercícios diferenciados que em comum fortalecem e alongam toda musculatura do corpo, melhoram a flexibilidade e a coordenação e proporcionam relaxamento, muita conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A princípio pode parecer que pouca coisa está acontecendo, principalmente se a pessoa estiver acostumada a aulas de aeróbica ou musculação, nas quais são utilizadas grandes cargas. Entretanto, para ser capaz de usar corretamente seu corpo, o indivíduo precisa ter consciência dele como uma entidade integrada. Através do Pilates o aluno finalmente vai conhecer e aprender a usar corretamente o próprio corpo. À medida que descobre como usá-lo corretamente, sua postura melhora, seus músculos adquirem maior tonicidade, suas articulações tornam-se mais flexíveis e a forma de seu corpo torna-se mais equilibrada, ereta e alongada (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A prática frequente da técnica de Pilates traz os seguintes benefícios: fortalece o corpo, especialmente a musculatura abdominal; alonga e dá flexibilidade; desenvolve a consciência corporal e melhora a coordenação; ajuda a descomprimir lesões na coluna; prepara áreas enfraquecidas para a reabilitação; deixa as articulações mais móveis; desenvolve os músculos que suportam a coluna, aliviando dores crônicas na região; eleva a capacidade de contração muscular; aumenta a densidade óssea; melhora a postura e induz a combater o estresse; diminui a tensão e fadiga; relaxa e ajuda a combater o estresse; aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular; desperta, revitaliza e dá sensação de leveza; otimiza o desempenho de atletas; diminui o percentual de gordura corporal; estimula a circulação; diminui a tensão pré-menstrual; auxilia no tratamento de complicações nos joelhos, ombros e panturrilhas, acidentes automobilísticos, reumatismo, poliomielites, pós-cirurgias, pré e pós-parto (GROUP; STANTON-HICKS, 1991).
       A única contraindicação do método é para casos de lesões no sistema musculoesquelético em processo de dor aguda. Passada essa fase, inicia-se a reabilitação, na qual o Pilates é utilizado para trabalhar a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimento (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       O resultado após cada aula é uma agradável sensação de bem-estar, autoestima e revigoração, onde cada músculo foi alongado, tonificado e massageado (GALLAGHER; KRYZANOWSKA, 1999).
       A RPG é um trabalho preventivo e curativo, que tem como objetivo ensinar e educar músculos muitas vezes esquecidos, de forma mais estática do que dinâmica. O Pilates, por sua vez, amadurece estes ensinamentos de uma forma mais dinâmica do que estática. O Pilates também educa certos músculos; necessita, porém, de um maior cuidado durante sua aplicação, uma vez que seu aprendizado é mais dinâmico (BLUM, 2002).
       Um dos grandes princípios do Pilates é o alinhamento do centro de forca, juntamente com a respiração. Em outras palavras, o método atua no sentido de alinhar os 3 pontos da coluna vertebral – occipital, dorsal media e sacro – respeitando suas curvas fisiológicas – lordoses cervicais e lombares, e cifose torácica – em um auto-crescimento, ao mesmo tempo em que trabalha a respiração, liberando a região superior do tórax. Somado a isso, há a utilização de abdominais (em especial o transverso do abdômen), formando um centro alinhado, forte e equilibrado, que constitui a base para todos os movimentos do corpo humano (BLUM, 2002).
       Nos últimos anos, as gestantes também vêm descobrindo os benefícios do método Pilates de condicionamento físico. Neste caso, os exercícios são adaptados, suavizados, e algumas posições são modificadas para não entrar em choque com a anatomia da grávida. O método da maior sustentação à barriga e à coluna alivia as dores lombares e melhora a irrigação sanguínea, evitando inchaços e varizes. O trabalho respiratório é fundamental para a futura mãe, pois traz tranquilidade a mulher, podendo ajudar na hora do parto (BLUM, 2002).
       O Pilates também pode trazer diversos benefícios para os praticantes da terceira idade. O método garante o aumento da densidade óssea; libera a tensão das articulações, deixando-as mais móveis e flexíveis; aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular; melhora a postura, evitando possíveis lesões de coluna; e desenvolve o corpo e os músculos, diminuindo a fadiga do dia a dia. Mediante a isso, pode-se dizer que o método Pilates de condicionamento físico está apto à proporcionar satisfação total aos praticantes da terceira idade que desejam obter uma melhor qualidade de vida, aproveitando ao máximo seu corpo e sua saúde (BLUM, 2002).
O autor é membro e Diretor Científico da própria Associação.
Théo Abatipietro Costa (Fisioterapeuta):



Referência - RPG
Suporte para o Trabalho do 8º Ano B.
RESUMO 1
CONTEXTUALIZAÇÃO: O método de Reeducação Postural Global (RPG) tem sido utilizado na clínica com relatos de benefícios para a prevenção e recuperação de disfunções musculoesqueléticas. Após duas décadas de aplicação, estudos têm verificado sua eficácia no tratamento de diferentes condições clínicas e ele tem sido comparado com outros recursos fisioterapêuticos. Entretanto, são poucos os estudos voltados à comprovação dos princípios defendidos pelo autor do método, o que torna frágeis as argumentações em favor dele.
OBJETIVO: Realizar, com base na literatura científica, uma análise crítica dos efeitos da intervenção fisioterapêutica utilizando o método RPG.
MÉTODOS: Pesquisaram-se as bases de dados Medline, SCIELO, LILACS e PEDRO, de 2000 a 2010, considerando os unitermos: RPG, alongamento global e alongamento ativo.
RESULTADOS: Foram encontrados 25 estudos, sendo 13 relacionados ao método RPG e oito aos alongamentos global e ativo, além de três livros e uma tese. Após análise, 20 referências foram utilizadas.
CONCLUSÕES: Parte dos estudos aponta que o método RPG é mais efetivo, enquanto outros mostram resultados similares a outros métodos de intervenção fisioterapêutica. Estudos indicam benefícios do método na melhora da força muscular respiratória, expansibilidade torácica, mobilidade toracoabdominal e da pressão respiratória máxima, além de reduzir a dor, a perda de urina em mulheres incontinentes, melhorar a flexibilidade, a atividade eletromiográfica nas disfunções temporomandibulares e a estabilidade postural em alterações ortopédicas de membros inferiores. Limitações metodológicas observadas sugerem a necessidade de maior rigor em futuras pesquisas.
Palavras-chave: reeducação postural global; alongamento global; alongamento ativo.


Efeito da reeducação postural global no alinhamento corporal e nas condições clínicas de indivíduos com disfunção temporomandibular associada a desvios posturais.
RESUMO

Este estudo visou verificar o efeito da técnica de reeducação postural global (RPG) nas condições físicas, psicológicas e psicossociais, assim como no alinhamento corporal, de indivíduos com disfunção temporomandibular (DTM) associada a desvio postural. Participaram 20 indivíduos com DTM e com desvio postural confirmado por exame físico, avaliados, antes e depois do tratamento de RPG, pelos critérios diagnósticos de desordens temporomandibulares (RDC/TMD, na sigla em inglês) e quanto às medidas angulares, por fotogrametria digital. O tratamento consistiu em 10 sessões semanais de RPG. Os resultados após o tratamento mostram, na classificação da disfunção, maior predomínio de desordens apenas musculares (em detrimento das articulares e por deslocamento de disco) e redução da intensidade da dor orofacial; o percentual de indivíduos sem depressão aumentou de 10% para 35%; o percentual de indivíduos com classificação normal de sintomas físicos (excluindo itens de dor) passou de 30% para 55%. Foi encontrada melhora estatisticamente significante na maioria das medidas angulares, exceto nos ângulos frontais dos membros inferiores e ângulo perna/retropé direito. O alinhamento horizontal da cabeça e as medidas de lordose cervical e lombar, com valores normais antes da RPG, não se modificaram. Conclui-se que, com o tratamento de RPG, os indivíduos apresentaram importantes melhoras dos sintomas físicos e psicológicos da DTM, assim como melhora do alinhamento e simetria corporais.




Referência - YOGA
Suporte para o Trabalho do 8º Ano C.
Yoga e saúde : o desafio da introdução de uma prática não convencional no SUS /
AUTOR(ES)
Pamela Siegel
RESUMO
O yoga é uma prática psicofísica sistematizada por Patanjali, sábio hindu, que viveu no século II A.C.. Em 1893 o yoga chega às Américas com a vinda do Swami Vivekananda aos Estados Unidos e no Brasil, nos anos de 1940, Caio Miranda começa a ensinar a prática no Rio de Janeiro. Portanto, o yoga é praticado há sessenta anos no país e há, ainda, poucas pesquisas sobre o mesmo no campo da saúde coletiva, razão esta que justificou o nosso interesse. Além do que em 2002 a Organização Mundial de Saúde incluiu o yoga no conjunto das práticas mente-corpo e estimulou seus países membros a pesquisar e adotar esta prática nos seus sistemas de saúde pública. O objetivo desse trabalho é analisar as percepções dos líderes das principais tradições do yoga em São Paulo sobre a possibilidade da inserção dessa prática como política pública no Sistema Único de Saúde (SUS) e seus processos de formação e profissionalização. Foram identificadas 21 tradições principais, das quais 18 líderes foram entrevistados e três não o foram por diferentes razões. Foram realizadas entrevistas em profundidade em janeiro/fevereiro de 2006; em setembro/outubro de 2008 e abril de 2009, com roteiro construído em três secções: a) Identificação pessoal; b) A prática do yoga e c) Yoga e saúde. As entrevistas tiveram duração média de 1,5h e aconteceram em diferentes locais da cidade de São Paulo, de acordo com os apontamentos dos entrevistados. Todas foram gravadas, transcritas e analisadas com base na tradição da análise temática da pesquisa qualitativa. A maioria dos instrutores tem curso superior, formação em yoga adquirida no Brasil e em países estrangeiros, em cursos nos EUA e na Índia, viagens e retiros. Em relação à profissionalização, alguns dos entrevistados tiveram contato muito cedo com o yoga, seja através de leituras, influências familiares, inclinações místicas, estados de saúde delicados ou simples curiosidade. Outros entraram em contato com a prática na idade adulta e decidiram se dedicar à docência do yoga. Os entrevistados atuam em escolas particulares de yoga ou em organizações que promovem diferentes tradições do yoga, dando aulas, palestras, cursos de formação, cursos intensivos e de férias, bem como organizando retiros, viagens, seminários, e alguns escrevem artigos e traduzem livros sobre temas do universo do yoga. Todos os entrevistados aprovam a inclusão do yoga no SUS e elaboraram sugestões sobre: como a prática poderia ser ofertada, o público alvo, as técnicas de yoga a serem ensinadas, a duração das aulas, etc. Algumas áreas em que o yoga poderia fazer importantes contribuições seriam: vegetarianismo; correção postural e integração dos movimentos; cultura de paz; cultivo de valores; abstenção de vícios; consciência espiritual; integração do si; cultivo da atenção, oxigenação cerebral; cultivo de uma disciplina e melhoria da qualidade de vida. Conclui-se que o yoga é visto como um conjunto de práticas físicas, sociais e filosóficas úteis para o campo da saúde, todavia com muitos desafios para a sua integração no SUS, devido à sua identificação com a cultura alternativa e distanciamento das bases epistemológicas da medicina complementar e integrativa.


Yoga como caminho de elevação na espiritualidade e na saúde.

RESUMO
O presente estudo retrata uma pesquisa realizada em João Pessoa PB - durante o período de novembro de 2009 a outubro de 2010, sob a metodologia qualitativa da História Oral de Vida. Os objetivos foram analisar o significado do Yoga como um caminho para o desenvolvimento da espiritualidade e da saúde; delinear seu percurso histórico desde a Índia até a sua chegada na Paraíba; analisar os benefícios dessa prática na saúde física e mental das colaboradoras Ada Tavares Zenaide, Mércia Rios Ribeiro e Maria Cristina Correia de Abreu, além de identificar como passaram o conhecimento do Yoga para a comunidade de João Pessoa. Nesse percurso, foi possível compreender melhor o significado dessa filosofia, numa perspectiva sócio-histórica, o que possibilitou uma maior clareza sobre a sua pré-história e história e permitiu que se conhecesse, através dos autores consultados, como Lílian Gulmini, Iyengar, Paulo Rosas, Hermógenes, Possebom, Cristina Abreu, entre outros, a tradição filosófica do Yoga como um eixo direcionado para a elevação da espiritualidade e da saúde física e mental. Nos resultados do estudo, foram identificadas as três metodologias utilizadas pelas colaboradoras: o Iyengar Yoga (Ada), o Tantra Yoga (Mércia) e o Hatha Yoga (Cristina). Quanto à elevação da saúde física, Cristina revelou que, através da prática do Yoga relativa aos exercícios físicos, à maneira correta de respirar e de se alimentar e à meditação, houve uma modificação em seu estilo de vida, que lhe permitiu recuperar-se de uma anemia profunda e reorganizar o funcionamento do seu organismo. Ada aplica o conhecimento do Yoga com conforto, carinho e zelo para promover a saúde de suas alunas; trata da coluna, dos encurtamentos do corpo e aplica técnicas de relaxamento, pois o conforto físico desencadeia o conforto emocional. Mércia afirmou que é uma pessoa saudável, que quando faz avaliações com seu médico clínico, ele não prescreve medicamentos porque ela não necessita. Do ponto de vista da saúde mental, Cristina aprendeu a respeitar mais a si e aos outros, a relaxar, a se libertar das tensões da vida diária, vivenciando o momento presente. Ada acredita que a sua longevidade é decorrente da prática do Yoga, pois, sem essa vivência, acha que já teria morrido, pois, por ser emotiva, o seu coração não aguentaria as angústias da vida devido ao acúmulo de emoções negativas. Em relação à elevação da espiritualidade, Ada relatou que o Yoga, em sua vida, foi uma forma de encontrar Deus ou uma libertação. Portanto, através deste estudo, constatou-se que os efeitos benéficos do Yoga apontaram para uma real possibilidade de mudança na qualidade de vida das três colaboradoras, que vivenciaram experiências de vida tão ricas em significados, em que ficaram evidenciadas a elevação da saúde física, mental e da espiritualidade. Esses resultados são compatíveis com os objetivos delineados nesta pesquisa. Conclui-se que existe uma lacuna na formação dos profissionais, principalmente na área da educação e da saúde. Portanto, demandando um potencial campo de ação para as políticas públicas.


O que é yoga

É o conjunto de técnicas originárias da Índia, cujo objetivo é equilibrar corpo, mente e emoções através de exercícios respiratórios, movimentos corporais, relaxamento consciente, concentração e meditação.
A combinação dessas técnicas atende às necessidades pessoais do praticante, permitindo que ele evolua gradualmente, apoiado na orientação permanente do professor.
Quem pode praticar
Qualquer pessoa que busque qualidade de vida. A partir dos 7 anos de idade qualquer um pode praticar, respeitadas as condições físicas, emocionais e mentais de cada um. Crianças, jovens, adultos, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida podem praticar e usufruir dos benefícios que o yoga proporciona.
Advertências:
- O yoga não é algo mágico. Depende da assídua frequência às práticas e do esforço de cada praticante para realizar a técnica correta.
- A prática deve ser realizada com a anuência do médico.

Alguns benefícios do yoga:
    • Melhora das desordens do aparelho digestivo, do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e inúmeros benefícios para o sistema nervoso. É utilizada também como terapia de apoio para inúmeras enfermidades.

    • Alívio ou erradicação gradativa das causas que apoiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional (problemas psicossomáticos).

    • Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.

    • Diminuição do nível de estresse e ansiedade.

    • Ajuda na normalização do peso corporal.

    • Melhora na resistência às doenças. As posturas e movimentos do yoga massageiam os órgãos internos, aumentando a circulação sanguínea e funcionalidade, diminuindo assim o risco da doença.

    • Aumento do nível de energia e produtividade. A prática do yoga pode reconstituir o corpo e a mente com a preciosa energia necessária para responder aos desafios e tarefas diárias...

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